Esponjas da cozinha!

Você sabia que as esponjas de lavar louças são um dos objetos mais sujos dentro da cozinha? 


Elas estão bem ali, na pia, o local mais propenso à germes dentro de uma cozinha... Você sabia que as esponjas precisam ser desinfetadas à cada dois dias e trocadas toda semana ou à cada duas semanas se não são usadas com muita frequência para uma melhor proteção contra os germes? Apesar da esponja parecer limpa, podem haver mais de 2000 bactérias por centímetro quadrado, incluindo a E. coli e salmonella e até fungos ou mofo. Saiba como limpar sua esponja e proporcionar um tempo de uso mais longo e mais saudável.


O que você vai precisar:
• Detergente Anti-bactericida 
• Água Quente • Microondas
• Água Sanitária (opcional) 
• Pegador ou luva protetora.

O processo de limpeza

1. Comece pingando algumas gotas de detergente anti-bactericida na água quente. Lave a esponja trabalhando com a esponja dentro da água. Pode ser encharcando e apertando a esponja várias vezes.


2. Enxague totalmente utilizando água corrente.
3. Você pode mergulhar a esponja em uma solução com água sanitária (1 colher de chá de água sanitária para 1 litro de água limpa). Este processo é opcional, já que o próximo passo também esterilizará a esponja.
4. Coloque a esponja molhada no microondas. A esponja também pode ser colocada no microondas dentro de um prato com água mas não é essencial.
5. Ligue o microondas por cerca de 2 minutos. Fique do lado e verifique atentamente para evitar que a esponja se queime. Neste caso, desligue o microondas imediatamente.
6. Ao sinal do microondas, deixe a esponja descansar lá dentro até que esfrie um pouco.
7. Remova a esponja do microondas com luvas de cozinha (protetoras de calor) ou com o pegador para evitar queimaduras nas mãos. 
8. Mesmo fazendo a esterilização, ainda é recomendável fazer a troca da esponja à cada uma ou duas semanas.

Dicas e Idéias Adicionais

Mantenha se possível duas esponjas na cozinha, uma para a limpeza da bancada e uma para a lavação dos pratos e utensílios. Faça a esterilização das esponjas sempre que a utilizar para a limpeza do balcão ou tábua onde foi usada trabalhado carnes cruas. No caso de esponjas com metal, simplesmente faça a esterilização utilizando água sanitária e jamais as introduza no microondas. Se há odor na esponja, pingue algumas gotas de vinagre na esponja antes de colocá-la no microondas.


Crédito: Casa e Jardim, Google Imagens


CONVERSATION

1 comentários inspirados!:

  1. Isso é uma grande verdade, a gente usa ela pra limpar mas acaba esquecendo que ela tbm precisa de limpeza, o mesmo ser ve pra esponja de tomar banho.
    Cuidados nunca são demais.

    b-jokas

    ResponderExcluir

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top