{Prata} Conservação e limpeza

Não sabe o que fazer com suas prataria na hora de limpar?

A prata é particularmente sensível ao enxofre e ao cloro. Esses elementos encontram-se na composição de variados produtos de uso doméstico como a água sanitária (contém cloro), polvilho anti-sépticos (contêm enxofre), as colas brancas (contêm enxofre), a água oxigenada cremosa (contém enxofre).



Alguns alimentos como ovos, cebola e maionese podem escurecer a prata. O uso de luvas de látex também podem ocasionar o escurecimento da prata. Para aumentar a durabilidade do brilho da prata, portanto, evite usar suas jóias de prata enquanto manusear esses produtos e alimentos. Evite, também, guardá-las em caixas ou sacos colados com cola branca.


Mais o maior responsável pelo escurecimento da prata, no entanto, é a poluição atmosférica especialmente nos locais de intenso tráfego de veículos. Os gases do escapamento contêm grande quantidade de enxofre.


Mas além de saber como limpar a prata, é bastante útil saber como guardá-la!

Para guardar - Flanelas





Filme Plástico

Filme Plástico, isso mesmo!!!

Não tem muito segredo… A cada vez que as peças são usadas, lavamos e envolvemos tudo com filme. 

Quanto mais “coladinho” o filme ficar, melhor. Só é preciso ter cuidado para não deixar nenhum buraquinho descoberto (o que, às vezes, acontece por descuido pois o filme é transparente), porque o pedacinho sem plástico fica assim:

como guardar a prataria
E quem quiser proteção dupla, pode colocar as peças com o filme nos saquinhos de flanela.

Como manter o brilho das jóias? 




O primeiro passo é esquecer aquela imagem de um porta-jóias repleto de peças, umas sobre as outras.




Elas devem ser acondicionadas uma a uma, ou em caixas adequadas para jóias, ou então em saquinhos de plástico bem fechados, evitando a entrada de ar, conservando assim o brilho das jóias.


Com as jóias de prata pode acontecer uma mudança de cor com o decorrer do tempo. Este fenômeno é chamado de oxidação (escurecimento das jóias). É apenas uma camada externa e não afeta a sua qualidade, podendo ocorrer até mesmo com jóias que ficam nas vitrines, sem nunca terem sido usadas. Isso ocorre porque durante o processo de produção a prata recebe outros componentes que chamamos de liga na qual é utilizada para dar solidez à prata.


Guarde-as em local apropriado e evite contato com produtos químicos como, perfumes, cosméticos, cloro de piscina e produtos de limpeza.



Como Limpar

a) Primeiramente, veja se a peça a ser limpa está protegida por verniz.

* Se ela tiver uma camada de verniz, limpe-a com uma flanela macia e seca e sem nenhum abrasivo. 


Não havendo verniz, deve-se limpá-la com um polidor de metais do tipo silvo ou brasso. Aplique uma fina camada, friccione um pouco e, depois de seco, retire o produto com uma flanela extra macia.


Quando existem apenas manchas suaves uma flanela macia e seca as remove.


b) Uma solução caseira para dar brilho á prata escurecida é esfrega-la com pasta de dente. Quando tiver brilho, lave com água morna e seque com pano macio.


c) Uma solução simples para limpar prata é combinar aproximadamente um litro de água, em temperatura ambiente, com três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e três colheres de sopa de sal em uma tigela. Adicionamos um pedacinho de papel alumínio e imergimos a prata nesta solução.



Tenho que testar: Dizem que a prata vai brilhar como nova!

d) Não tente dar brilho em sua bijuteria utilizando esponjas de aço ou qualquer tipo de abrasivo como polidores, pasta de dentes, etc. O ideal é usar uma flanela apropriada para jóias.


e) Existem disponíveis no mercado pastas e líquidos para limpeza de metais. A peça irá clarear na hora, mas tornará a escurecer com maior facilidade devido a oleosidade do produto.


Para limpeza utilize uma solução de água, uma escovinha bem macia para não riscar sua jóia e sabão de coco líquido ou em barra, enxágüe e seque com pano macio




Fonte: Quatrocantos, Só Prata, Cracco Jóias, ConstanceZahn

CONVERSATION

0 comentários inspirados!:

Postar um comentário

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top