Preserve suas relíquias...


Materiais nobres são sinônimo de beleza e tradição. Objetos antigos ou clássicos garantem charme e elegância ao estar, à cozinha, aos quartos... Para alguns, essas peças não são apenas uma forma de decorar os ambientes com estilo – elas também funcionam como uma maneira de relembrar entes queridos e manter os costumes familiares sempre presentes. Mas só quem tem esses utensílios em casa sabe o trabalho que dão para estar sempre lustrados, já que exigem cuidados.

Conheça 17 truques que vão garantir brilho duradouro aos seus estimados objetos.


Lustres de cristal

1- A melhor forma de limpar lustres é com água e sabão. A receita básica é diluir 1/2 xícara de sabão em pó em um bacia com 5 litros de água. Em seguida, umedeça um pano de algodão (tipo malha) nessa solução e passe nas peças de cristal. Depois, enxugue com um pano seco. Indica-se que a operação seja realizada em períodos de 8 meses a um ano.

2- Empresas especializadas em restauração de lustres, como a Restaura Lustres, de São Paulo, retira as peças com um equipamento específico (um alicate de bico) para realizar a lavagem. O processo limpa mais profundamente cada um dos pequenos acessórios. Quem tem o equipamento em casa pode tentar realizar a trabalhosa missão, mas é preciso cuidado para recolocar cada peça no local e prendê-las com o alfinete que as seguram ao pendente.

3- Um alerta: nunca utilize espanador para retirar poeira do lustre. Esse acessório costuma se enganchar no alfinete que segura as peças de cristal à estrutura de metal, arremessando as pecinhas longe.

4- No dia a dia, uma forma de tirar a poeira do pendente é jogar um jato de ar na peça. Para quem não possui um equipamento com esse mecanismo, é possível utilizar um aspirador de pó na função reversa.

5- Na parte estrutural, o produto e o processo de limpeza indicados são os mesmos utilizados com as peças de cristal (água e sabão). Ao contrário do que se faz com frequência, não se indica usar materiais abrasivos, como álcool, multiúsos ou polidores. Esses produtos retiram o verniz de proteção do metal, fazendo com que se oxide mais rapidamente.

6- Outra dica muito importante é nunca rotacionar o lustre enquanto a limpeza estiver sendo realizada. O objeto é fixado por uma rosca, que pode se destarrachar e resultar em um desastre. Para limpá-lo por todos os lados, você é quem deve mudar de posição e girar em torno dele.


Porcelanas

1- A porcelana é um material que não possui porosidade, o que impede o acúmulo de sujeira e poeira. Por esse motivo, ela é simples de ser limpa e conservada: bastam detergente e uma esponja macia.

2- Em peças brancas ou lisas, é possível utilizar esponja de aço para retirar as sujeiras mais difíceis. Mas use-a com delicadeza em peças com filetes coloridos ou decalques. E evite, a todo custo, empregar em objetos com detalhes de ouro, prata ou platina. Além disso, porcelanas com aplicações desses metais jamais podem ser levadas ao micro-ondas para o preparo de alimentos, como se faz com os demais tipos.

3- Peças decorativas de porcelana restaurada não podem entrar em contato com umidade. Portanto, para esses objetos, banhos com água ou limpeza com panos úmidos são proibidos. A única indicação para limpá-las é espanar.

4- Se a peça sofrer algum risco com o uso de talheres, é possível remover o defeito – desde que tenha sido superficial – usando saponáceo líquido. Riscos mais profundos podem ser removidos com produtos antiferrugem. Aplique, aguarde alguns segundos e faça a remoção. Depois, é só enxaguar.


Prataria

1- O escurecimento da prata, assim como o de outros metais, acontece devido à oxidação. Esse processo nada mais é do que uma reação química que ocorre quando o metal entra em contato com o ar e a luz ao mesmo tempo. Para evitar manchas escuras na prata, é preciso que pelo menos um desses componentes deixe de incidir sobre o objeto. Existem duas maneiras práticas de proteger a prata da luminosidade ou da ventilação:

-Passando filme plástico em toda a peça, antes de guardá-la. Mas é preciso embalar muito bem os utensílios, fazendo que a película fique o mais aderente possível ao metal, para evitar que o ar circule pela peça.

-Embalando o material em saquinhos de flanela. Mas atenção: é importante que o tecido seja escuro ou tenha uma trama muito fechada, para impedir a passagem de luminosidade.

2- Se optar pelos envelopes de tecido, recorra a mecanismos para facilitar a identificação das peças dentro do armário. Vale amarrar ao fecho do saquinho uma etiqueta com a foto da peça protegida pelo pano. Assim, fica mais prático encontrá-la quando for utilizar.

3- Uma receita caseira para tirar as manchas da prataria é utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio com água. A proporção deve ser de 3 partes de pó para 1 de líquido (exemplo: 3 colheres de bicarbonato misturadas em 1 colher de água). Mexa até obter uma pasta e esfregue-a delicadamente no objeto. Deixe por alguns minutos até que as manchas desapareçam. Enxágue em seguida em água corrente e enxugue. Finalize com um polimento, que deve ser feito com pano de algodão.

4- Outra alternativa para recuperar o brilho perdido é realizar um banho de ródio – feito por profissionais em joalherias. Com esse processo, a prata ganha uma sobrevida, mas, em compensação, o metal perde um pouco do tom original e ganha um brilho mais parecido com o do ouro branco. Por esse motivo, o banho de ródio nem sempre agrada aos mais conservadores.

Outros metais

1- Existem produtos bastante conhecidos no mercado que ajudam a limpar materiais específicos. Para a limpeza do cobre, do ferro e da prata, indica-se os polidores de metais vendidos sob os nomes comerciais de Silvo ou Brasso. O material deve ser aplicado com um pedaço de algodão até que a peça fique esbranquiçada. Depois, deve-se polir com flanela.

2- O ouro é um dos materiais que menos sofrem oxidação. Por isso, o processo de limpeza indicado é muito simples: basta utilizar uma flanela para polir a peça, que deve estar seca.

3- Se as peças a ser limpas também forem compostas por pedras, é importante redobrar o cuidado. As opacas, como o marfim, o coral, a turquesa e a lápis-lazúli, são porosas e, em contato com os polidores, retêm o produto e perdem a vivacidade. Já as pedras lapidadas, como topázio, citrino, quartzo, esmeralda e diamante, podem receber essas substâncias e ser polidas sem nenhum problema.
 
 
 
 
Texto Douglas Galan - Imagens Google

CONVERSATION

5 comentários inspirados!:

  1. Dy amada! Realmente quando se tem relíquias em casa deve-se mais é que cuidar delas. Aqui em casa todos adoramos essas relíquias, e sempre que surge alguma que pode ser nossas, colocamos aqui em casa, uma mais linda que a outra. Adorei seu novo cabeçalho do blog, gostaria de saber aonde você organiza eles, se tem algum programa. Um grande beijo amiga, com carinho, Lu!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!!! pena que eu não tenho um lustre de cristal... Snifff

    ResponderExcluir
  3. Adoramos seu blog recheado de bom gosto, parabéns!!
    Estamos acompanhando você e voltaremos mais vezes por aqui.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Dy!
    Cada dica bacana, adorei!
    Bj

    ResponderExcluir

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top