A palavra Arabesco provém de ornato pintado ou esculpido, inspirado na arte muçulmana. Enfeite mulçumano, rabisco.
Eu particularmente adoro... as aplicações são em sua grande maioria nas cores preto e branco, e eu acho que dão um ar chic e sofisticado! Confiram as imagens abaixo.
O termo surgiu na língua italiana, durante o século XVII, com o significado "à moda árabe", para se referir a algo bem mais antigo – aqueles intrincados desenhos com padronagens geométricas vistos tradicionalmente em tapetes persas e na arquitetura dos países muçulmanos. Suas formas são quase sempre abstratas, com raríssimas exceções figurativas (geralmente flores, frutas e plantas entrelaçadas). Isso porque – apesar de ter se originado com os artesãos helênicos da Ásia Menor, em torno do século III a.C. – esse estilo decorativo foi adaptado e consagrado pelos artistas árabes que o adotaram a partir do século XI d.C. O motivo dessa restrição é essencialmente religioso, obedecendo à lei islâmica que proíbe qualquer representação da figura do homem e de outros animais como idolatria, um pecado gravíssimo. "Segundo o Alcorão, somente Alá tem o poder de dar forma aos seres vivos. Daí vem a condenação muçulmana da arte figurativa", afirma Aida Ramezá Hanania, professora de Cultura Árabe na USP e autora do livro A Caligrafia Árabe. Os arabescos não apenas tornaram-se uma das marcas registradas da ocupação da Península Ibérica pelos mouros, entre os séculos VIII e XV, como tiveram, mais tarde, forte influência em estilos artísticos europeus como o barroco e o art nouveau.
Para inspirar... veja algumas aplicações arabescas na decoração!
Cozinha... AMEI!
Criado Mudo... ah se ele falasse!
Caixa Decorativa
Adesivos decorativos
Fonte: Leandro Sarmatz
Oi minha querida vim retribuir tua visita, gostei daqui, gosto de forrar caixas mas não sei forrar direito, não tenho paciencia quero terminar logo kkk estou seguindo tu, beijokas
ResponderExcluirboa semana. Mistura do lar