Chá



É muito bom receber em casa, não acham?! Tem gente que tem o dom! Sabem como ninguém transformar uma pequena reuniãozinha de amigos (ou familiares) num momento super gostoso e especial... Estou me inspirando para receber... espero que contagie vocês...


Beijocas!!!
Convidar amigos para um chá é uma forma sofisticada e agradável de se receber. Pode-se convidar para um chá durante a semana. Trata-se de uma refeição prática e leve. Geralmente, são reuniões femininas. Ao sábado e domingo, pode-se convidar casais. O chá é muito usual para receber as amigas e, também, uma maneira de comemorar aniversários.


O chá deve ser servido com certa sofisticação, mesmo que seja em casa com amigas. Requer uma dose de cerimonia, que está ao alcance de qualquer anfitrião de bom gosto, sem esquecer que o propósito é de se passar uma tarde agradável e informal. A anfitriã pode preparar dois ou três tipos de chás distintos, sempre lembrando que sejam de boa qualidade. O importante não é a variedade em si, mas a qualidade do chá a ser servido. É indispensável um belo serviço de chá, que poderá ser de prata, porcelana ou louça. Todos estes itens serão colocados numa bandeja bem arrumada com um pano branco. O pano poderá ser o mesmo que se usa num jantar para servir o café, ou um menos requintado. Deve estar limpo e de cor neutra, preferentemente em tom pastel. A toalha, dependendo da formalidade e da elegância que pretendemos dar ao chá, poderá ser de organza bordada delicadamente. 

A mesa deverá estar arrumada com todos os elementos: xícaras, pratinhos de torta, facas e garfos pequenos, guardanapos, copos para água ou suco, sem esquecer das flores, muito apropriadas para reunião de amigas.


Se for um grupo pequeno, coloca-se na mesa a bandeja com o bule; o açucareiro, a leiteira, e um pratinho com fatias de limão bem finas sem a casca. Também recomenda-se colocar outro bule com café pois existem pessoas que preferem café com leite ao chá. Neste caso, é a anfitriã quem serve o chá ou o café aos convidados. 


Os doces e salgados deverão estar distribuídos na mesa, cada qual dispostos em recipientes coordenados com as xícaras, para que cada convidada se sirva. 


O carrinho de chá também é uma maneira prática de servir na sala-de-estar e deverá estar arrumado com todo cuidado. Nele colocamos tudo que iremos servir. 


Tratando-se de um chá para muitas pessoas, recomenda-se arrumar em várias mesas, incluindo os pratinhos de doces e salgados. Neste caso, aconselha-se contratar um profissional, quem encarregar-se-á de servir o chá ou café aos convidados.Outra maneira é organizar um buffet, onde colocamos tudo a ser servido, e cada convidado servir-se-á à vontade, tendo cuidado de deixar previamente os bolos e tortas fatiados. Lembre-se que os doces e salgados deverão ser pequenos, para que as pessoas possam usar os dedos para degustá-los.Os ingleses têm o costume de convidar amigos para o high tea, que são chás mais copiosamente servidos entre as 18 e 21hs. Nós denominamos de lanche, começando mais tarde que o chá habitual, substituindo o jantar. Nesta ocasião, pode ser servido vinho ou champagne. Normalmente, realiza-se no sábado ou domingo, e se adapta muito bem para comemorações de aniversários.

Enfim o chá serve de ótimo pretexto para receber amigos e reviver um hábito cada vez mais difícil na vida moderna: a arte da conversação descomprometida e espontânea!

Fonte: Miss etiqueta

CONVERSATION

0 comentários inspirados!:

Postar um comentário

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top