Ainda sobre Casamento


Imagem Patricia Figueira

1- O que é sabido é que o tapete vermelho é indicado para cerimônias mais glamourosas, de preferência, aquelas realizadas à noite, ou que remetam a requinte e glamour.



Já o tapete verde é mais leve, combina melhor com a iluminação do dia ou é recomendado para compor decorações “clean”, mais delicadas e românticas – nem por isso menos elegantes.



2-Geralmente, cardápios como churrasco são dedicados a cerimônias informais e recomendados para o dia.



3-A respeito de convites de casamento, algumas observações:


-Sr. Fulano de Tal e família: Formal; Significa que o casal e filhos estão convidados e se houver avós e sobrinhos morando na mesma casa, também estes.


-Sr. e Sra. Fulano de Tal ou Sr. Fulano de Tal e Sra. ou ainda, Fulano e Fulana (mais informal): significa que o convite é apenas para o casal e não se estende aos filhos e demais familiares.


-Sr. Fulano de tal ou Sra. / Srta. Fulana de Tal: neste caso o convite é apenas para a pessoa cujo nome foi citado.


Para amigas, não recomendo que você coloque “Srta.”, mas isso é uma decisão do casal. Caso não conheça o namorado, coloque apenas o nome da amiga, e obviamente, ao entregar o convite,estenda-o ao acompanhante. Se for um casal que mora junto, é recomendado que voce coloque o nome de ambos, um sobre o outro.




4-Cardápio

1) Escolha o estilo da festa que sonha.


2) Se quiserem servir tudo que os convidados tem direito, o cardápio pode conter canapés ou salgadinhos de entrada, primeiro prato, carne, ave ou peixe com saladas, sobremesa, bolo e espumante.

3) Para quem prefere algo mais simples, o serviço pode contar com cardápio de canapés, ou tábua de frios, saladas, prato quente e bolo.


4) Todos os convidados devem estar confortavelmente instalados e se possível, você deve oferecer opção para todos os gostos.


5) Após as 12 horas é aconselhavel servir um almoço mais elaborado com pratos quentes, salada e bolo.


6) Comemorações ao ar livre é comum o casal optar por churrasco. Outra sugestão é o coquetel seguido de almoço.




Os noivos podem oferecer, em casamentos pela manhã, uma refeição completa composta por salgados frios, quentes, entradas frias, pratos quentes, sobremesas e o bolo (o coquetel seguido de almoço). Para beber: abuse dos drinques, vinho branco frisante, champanhe, caipirinhas e cerveja ou chopp (principalmente para casamentos no verão).


Recomendamos que sirva um almoço à americana (tipo self service) – mais descontraído que à francesa ou à inglesa – que possibilita que os convidados sirvam-se à vontade, ou apenas canapés, champanhe e bolo.




É importante lembrar que, por ser almoço, não há necessidade de tanta formalidade, e você pode adaptar uma proposta bem descontraída, sem perder a elegância.


Sugiro aos casais um cardápio versátil e simples, com escolhas que agradem a todos.






Sugestão de Cardápio de Almoço:


Recepção e entradas:


Salgados fritos e assados; entradas frias e batidas.






Almoço:


Saladas (uma excelente pedida é a salada ceaser, com tomate seco e mussarella de búfala). Disponha de pelo menos dois tipos de saladas.


Pratos quentes:


Massa com molho branco


Massa com molho vermelho


Frango (boa pedida é à parisiense);


Arroz com ervas finas;


Estrogonoff de carne (considero melhor que filés, que ao ficarem no buffet, podem ressecar);


Batata palha como acompanhamento.

Sobremesa:


Bolo


Sorvete neutro com calda (chocolate ou vermelha)


Saídas:


Mesa de doces


Mesa de café






5-Já no religioso o número recomendado de padrinhos é entre 03 e 08 casais para cada noivo (sendo 08 o máximo recomendado).


6-Em situações como estas, de separação, falecimento, pais que não se dão bem ou outros motivos pessoais há opções a serem usadas, mas antes delas é preciso entender que:


Para aqueles que são filhos de pais separados, ou falecidos,ou que enfrentem algum problema pessoal, todos de seu meio social (amigos, parentes e colegas) que saibam dessa dificuldade serão solidários. Por isso, na ausência do pai, você poderá entrar com um irmão, avô ou tio mais chegado. O que importa é estar com alguém que tenha importância afetiva na vida da noiva, e com certeza a pessoa convidada se sentirá honrada com isso.


O mesmo acontece com o noivo quando a mãe é falecida, ele pode entrar com irmã, tia, avó, ou mesmo uma amiga que tenha significado de orientação para sua vida. Também há a opção da noiva entrar sozinha. E o noivo já pode esperar na frente caso não queira entrar com ninguém, isso tudo será sempre aceito pelos convidados!

 
No caso de falecimento do pai do noivo, ou mãe da noiva:


Quando um dos dois é falecido, orienta-se para que o pai ou mãe viúvos sejam acompanhados por alguém da família, importante ao noivo ou noiva e que tenham consideração para tal.

Separação:


O casamento deve ser um momento onde mesmo que os pais não tenham mais vínculos matrimoniais, devem estar ligados pelo elo ainda presente: o filho ou filha. Por conta disso, o casamento deve acontecer ao menos na entrada e no altar como unidade familiar em função do filho. Ainda que tenham constituído nova família, em respeito aos noivos este casal se une novamente. Brigas e desentendimentos devem ser esquecidos e o amor que une os noivos serve como base de perdão para o dia mais feliz de suas vidas!


No caso de separação e os pais estarem brigados:


Para se evitar esse tipo de saia justa, sugere-se, em último caso, quando não se consegue trégua, que os pais fiquem sentados nos bancos da frente separados. Outra opção, a mãe da noiva que já entrou com o cortejo fica na frente acompanhada com o filho ou parente, sendo que o pai após entrar com a noiva, se sente no banco da frente.


Padrastos que insistem em acompanhar a mãe da noiva:


Só devem permanecer no altar se a noiva assim o desejar. É bom saber, porém, que a igreja católica, sendo contra a separação, não permite acompanhamento de padrasto no altar, certifique-se disso para evitar problemas.

Quando a noiva tem o pai ausente e foi criada por padrasto:


Neste momento, você deve se lembrar que a palavra final, mesmo havendo um cerimonial, é sua. Escolha o que pretende para sua vida e comece a praticar isso já no altar.


Portanto se a noiva não teve a figura do pai presente em sua vida não deve, no dia de seu casamento, se sentir obrigada a homenageá-lo.


E se ela tem uma outra figura que fez o papel de pai em sua vida, portanto neste caso, a vontade da noiva prevalece!

Fica Dica! Inspiradas?
Fonte Lavemanoiva-Rafaela Malkomes Belem Moitas

CONVERSATION

1 comentários inspirados!:

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top