Limpeza Ecológica - o sal pode ser útil na limpeza...

Dicas de como o sal pode ser útil na limpeza

Você sabia que você pode limpar o seu tapete usando sal? O sal é um agente extraordinário de limpeza e desodorização para toda sua casa. Listaremos algumas receitas para soluções caseiras de limpeza que podem competir com muitos produtos comerciais atuais.

Encha o armário de sal e esteja pronto para enfrentar a limpeza mais difícil da sua casa.

Pias

Faça uma pasta de aguarrás com sal para restaurar fixações esmaltadas brancas que amarelaram. Use em pias, banheiras ou vasos sanitários. Aplique, deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, passe uma esponja úmida.

Tapete

As manchas de tapete são muito difíceis. O sal está aí para ajudar.

Mancha gordurosa

Para uma mancha gordurosa no tapete, remova primeiro o máximo de líquido possível, cobrindo a mancha com sal. Isso evitará que a mancha de gordura se espalhe. Em seguida, siga as instruções do fabricante de tapetes. Pode ser necessária uma solução de limpeza a seco ou um detergente de enzimas.

Gordura

Remova manchas de gordura de um tapete com uma mistura de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue bastante, indo na mesma direção da felpa do carpete e, em seguida, enxágüe com água.

Vinho tinto

Retire imediatamente toda a umidade do vinho derramado e pulverize a área com sal. Deixe a mancha descansar por 15 minutos. O sal deverá absorver qualquer vinho remanescente no tapete (tornando-se rosa, como resultado) Em seguida limpe toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.


Revitalize sua mobília

A mobília pode durar mais quando você consertá-la, especialmente quando o sal é utilizado.


Vime

Evite que a mobília de vime branco amarele, escovando-a com uma escova dura, umedecida com água salgada. Escove e deixe secar no sol.

Madeira

Quando um prato quente ou água tiver estragado a superfície de uma mesa de madeira, tire a mancha com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal. Limpe com a pasta e esfregue levemente com um tecido macio.

Estanho

O estanho deve ser limpo delicadamente, pois é um metal delicado, que pode ser facilmente danificado. Adicione farinha à mistura de uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre, até que se torne uma pasta lisa. Aplique a pasta à peça de estanho. Deixe secar por meia hora e enxágüe com água quente. Passe um pano macio seco, tendo o cuidado de remover o resíduo da pasta de todas as ranhuras ou áreas escondidas.

Metal

Para limpar superfícies brilhantes de cobre ou latão, faça uma pasta com partes iguais de sal, farinha e vinagre. Esfregue com um tecido macio e deixe descansar por uma hora. Depois, esfregue com um pano macio e limpo.

Limpe manchas de peças decorativas de cobre espirrando vinagre e sal nelas. Esfregue as peças com uma esponja e enxágüe cuidadosamente, verificando se removeu todos os rastros sal. Repita, se necessário.

Limpe latão ou cobre levemente manchado com um pedaço de limão mergulhado no sal. Enxágüe quando tiver terminado.


Utilizando o sal para pequenos reparos em casa



As propriedades químicas do sal também o tornam útil para muitos trabalhos comuns de reparo e manutenção na casa. É possível usar o sal para fazer seu próprio gesso. O sal também faz maravilhas para remover a ferrugem e fazer com que as velas novas parem de pingar. Vamos começar com a recuperação de paredes.

Gesso: misture duas colheres de sopa de sal e duas colheres de sopa de amido de milho e adicione água suficiente (cerca de cinco colheres de sopa) para fazer uma pasta grossa. Use a pasta para preencher um pequeno orifício de prego ou outro orifício em gesso. Deixe a pasta secar, lixe levemente e pinte.


Velas: impeça que velas novas pinguem, mergulhando-as primeiro em uma solução forte de 1/2xícara de água e 1/2 xícara de sal durante várias horas. Deixe as velas secarem e queime-as normalmente.

Lareiras: jogar um pouco de sal na lareira ajudará a soltar a fuligem dentro da chaminé. Também cria uma chama alegre de amarelo brilhante.

Ferrugem: misture sal e creme de tártaro e umedeça com água suficiente para criar uma pasta. Aplique a uma mancha de ferrugem em uma mobília externa de metal. Deixe descansar no sol até secar. Repita o processo, se necessário.

Você também pode remover ferrugem criando uma pasta de suco de limão e sal. Aplique esta pasta ao objeto com ferrugem e esfregue com um pano macio seco.

Como vimos, o sal não serve apenas para a mesa de jantar. Pode ser ótimo para limpeza e reparos domésticos também.
Inspire e vamos lá!



* Fonte: Como Organizar a sua Casa, Publications International, Ltda

CONVERSATION

3 comentários inspirados!:

  1. Olá;

    Tudo bem?
    Muito prazer meu nome é Maria Paula.

    Você sabia que o seu SELINHO está no meu blog e está fazendo o maior sucesso?
    Vá me visitar e me conhecer por favor.
    Meus seguidores que são do BRASIL e de vários países diferentes estão com o seu SELINHO por toda parte.

    Muita obrigada!!!
    Adorei o seu blog e vou ficar por aqui para aprender muitas dicas maravilhosas.

    Beijão!!!
    Maria Paula
    www.pecadosdamesa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas.
    VOu usar pra tirar uma mancha na madeira da mesa do namorado. Marca de copo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. adorei! Visite https://www.facebook.com/pages/Dicas-Diversas/145572892301260

    ResponderExcluir

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top