{Inspiração} A arte de receber amigos

Escuto muito gente dizer que receber amigos em casa é uma arte...

É sempre prazeroso convidar os amigos para ouvir música, jogar conversa fora. Isso sem falar nos encontros gastronômicos... Organizar jantares festivos em casa é uma das delícias da vida em território próprio, a partir do momento em que você escreve no papel o primeiro nome da lista de convidados, ou decide o cardápio já com água na boca, está dada a largada para uma seqüência de euforia que pode terminar bem ou bem mal... Sim, porque suas melhores intenções podem, eventualmente, acabar em um desastre sem precedentes. Acontece. E com uma freqüência maior do que as possibilidades de acerto. Mas quase tudo nesta vida tem salvação. Logo, você só precisa ficar atenta a algumas dicas.

No setor da cozinha, jamais testar uma receita inédita (que pode sair péssima) perante uma platéia ao vivo é um dos possíveis desastres que podem ocorrem. Eu sei que é difícil resistir ao impulso. Aqui em casa nós já fizemos isso algumas vezes. Não nos demos mal, mas o risco existia, e não adiantava colocar a culpa na “Cozinha da Ofélia”. O programa de receitas, exibido durante todas as manhãs da minha infância, foi o propagador dos shows de culinária da tevê. Resultado: preparar receitas como se estivesse no ar, ao vivo, para uma platéia, virou mania. 

Então LIÇÃO Nº 01: receita nova, só com testes prévios. Prepare pratos fáceis ou deixe semi-pronto para que você não precise ficar muito na cozinha e seus convidados te esperando. Exemplo: risotos em geral, carnes assadas que é só esquentar depois, massas que você só aquece o molho e serve quentinho e assim por diante, pratos que não solicitam sua presença por muito tempo na cozinha.


Jamais encarne a Dona Xepa com força total. Ou seja, em dias de jantares ou almoços especiais eleja um modelo condizente com o evento – mesmo que você passe o tempo todo circulando entre a pia, o fogão e a mesa de jantar. Aventais luxuosos, contudo, são permitidos para evitar respingos na roupa. Nada mais desagradável do que encontrar um anfitrião ou anfitriã-cozinheira em trajes de dia de faxina. Fica parecendo que a pessoa está sofrendo quando deveria estar se divertindo enquanto manobra as caçarolas.



Nunca, de maneira alguma, deixe seus convidados à míngua ao optar por jantares tardios a ponto de provocar desmaios entre os convivas. Se você marcou o jantar para as nove, o tempo permitido para um delay gastronômico é dez e meia. Os atrasados demais que se virem como puderem depois.

O atraso do jantar também pode ser culpa sua. O que é ainda pior. Por isso, nada de esculpir legumes ou fazer origamis com maços de salsinha só para exibir seus dotes de chef para os amigos. Cozinhar junto com os amigos é ótimo. Mas iniciar o pré-preparo dos ingredientes com todos presentes pode ser um risco fatal!


Importante mesmo ao receber amigos é que cada um se sinta à vontade, sem regras e tenha vontade de voltar sempre. Ah! É muito gentil a dona da casa servir um licor ou cafezinho ao convidado.

Vale ainda lembrar...

Não se esqueça do básico de qualquer festividade doméstica: rolos de papel higiênico extras no banheiro, toalhas secas à disposição dos convidados sempre (nada menos reconfortante do que tentar enxugar as mãozinhas numa toalha ensopada) e, no caso de festas etílicas, engov e similares à vista dos convidados – para evitar desastres ainda maiores do que um convidado descontrolado.

Cenas de sonolênia explícita estão totalmente fora de cogitação. Inventou moda? Então segure a onda! Se preciso for, apele para mais um refil de café forte, um energético de emerência, guaraná em pó. O importante é manter-se animada até o último convidado dar adeus, feliz da vida por ter passado momentos ótimos entre os amigos. Se a sua receita sair divina, melhor ainda!


Agora se você preparou todas as comidas e deixou sobre a mesa. As bebidas, gelo, copos, guardanapos, louça, enfim, tudo o que seus convidados precisam, está disponível. Sua única preocupação é repor alguma coisa que acabe, se for o caso. O que te resta a fazer? Relaxar e aproveitar!



CONVERSATION

3 comentários inspirados!:

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top