{Recebendo} Etiqueta à Mesa - Mesa Formal



Em dúvida de como Receber???

Saber arrumar uma mesa parece fácil e para algumas pessoas até dispensável, mas é sempre bom saber como se arrumar uma mesa para receber seus amigos com elegância e requinte. Quando agradamos os olhos despertamos o apetite. Arrumar a mesa não é uma arte que deve ficar somente para os dias de festas. 

Em como montar uma mesa formal, onde colocar o quê???

Quando a ocasião exige certa formalidade, começamos pela toalha, dê preferência as toalhas de tecidos mais finos, mais nobres, de linho ou renda, os guardanapos do mesmo tecido que a toalha e dobrados com arte. Os copos devem ser de Cristal.
A Mesa pede a colocação de um arranjo de flores naturais (nunca de plásticos) e se, preferir coloque plaquinhas com os nomes dos convidados separando os casais e intercalando homens e mulheres.
Use pratos  de porcelana: O prato raso coloca-se ao centro, de frente ao assento de cada pessoa. O prato fundo ficará em cima do raso. O pratinho para o pão coloque a esquerda do prato raso, acima dos garfos, se o que for servido precise da ajuda dos dedos, ai então vem a lavanda acompanhada de uma toalhinha. Mas lembre-se os convidados só lavarão as pontas dos dedos.
Os talheres - os garfos ficam à esquerda do prato, sendo o mais próximo o de carne e o mais afastado o de peixe. As facas serão colocadas à direita do prato, com a lâmina (corte) voltada para dentro. A colher de sopa fica do lado direito depois da faca.

Os copos: O copo de água é colocado bem em frente ao prato, bem no centro. As taças de vinho ficam à direita do copo para água, em primeiro lugar a de vinho tinto e depois a de vinho branco (se o cardápio tiver algum prato que deva ser acompanhado por este último, é claro).

Se for servir champanhe, acompanhando a sobremesa a taça deverá ser colocada à esquerda do copo para água.
Se mesmo assim ainda ficar em dúvida de qual talher ou copo usar, lembre sempre de que o serviço acontecerá de fora para dentro e talheres e copos serão retirados à medida que forem sendo usados.


A gente dá uma ajudinha... Clique na imagem e imprima, você pode usar como uma cola na hora de montar sua mesa !!!



Boa sorte !!! 
Inspirem-se ...O que vale é seu bom gosto (esse não pode faltar).

CONVERSATION

1 comentários inspirados!:

  1. Post muito bom , adorei estava mesmo querendo ler algo sobre esse assunto .
    Parabéns . Querendo pode me visitar terei o maior prazer.

    ResponderExcluir

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top