Receber em Casa... ♥ A Arte de Receber


Receber em casa não é fácil...

Escolher o cardápio, preparar tudo ou encomendar, petiscos salgados e doces, elaborados ou não, e há quem faça praticamente TUDO sozinha!!! 

Posso dizer que no final os elogios e ter amigos e família por perto, VALE MUITO!!!

Espero possa receber muitas e muitas mais vezes, desde uma reunião simples de amigos até jantares elaboradísssimos! Já me animando por antecedência...

O post de hoje será uma série reunindo várias dicas para Receber em  Casa...  Confiram, esperando que gostem e aproveitem!

A arte de receber

1) Faça a lista dos convidados – mesmo que sejam poucas pessoas, é importante você ter este planejamento. O número de pessoas é compatível com o tamanho da sua casa? Existem assentos suficientes para todos e espaço para circulação?



2) Estabeleça o cardápio – Ok, você já definiu quantas pessoas irá receber, mas qual será o tipo de recepção? Um lanche, um almoço descontraído, um jantar formal? Um brunch ou um happy hour. É preciso definir quais os pratos mais adequados para o tipo de recepção escolhida. Caso você queira fazer boa parte ou todos os pratos a serem servidos, por favor, teste-os antes com seu marido. Não faça uma receita nova e ainda não testada para os seus convidados. Pode dar muito certo, mas também pode dar muito errado, e a sua imagem de boa anfitriã já perde alguns pontinhos. Procure sempre incluir algum prato que atenda a um convidado vegetariano (um quiche de alho poró ou uma salada sofisticada já resolvem o caso).

Calcule a quantidade de comida:

Bolo - Calcule 100 gramas por pessoa, mas apenas para 50% da sua lista de convidados, pois com tantas opções de doces, o bolo pode ser desperdiçado.

Doces - 6 unidades por pessoa

Canapés e salgadinhos – 15 por pessoa.

Pratos quentes - A conta é "um por um", ou seja, o numero de convidados multiplicado pelo de pratos. 




3) Defina as bebidas e calcule a quantidade – Escolher adequadamente as bebidas é essencial para o sucesso da festa. 

Em um lanche ou aniversário de família você pode servir – 2 tipos de suco, cerveja e refrigerante;
Happy hour – sucos, refrigerante, água mineral, cerveja, espumante e whisky;
Noite de queijos- refrigerante e vinho;
Almoço – refrigerante ou suco e vinho;
Jantar formal – água mineral, vinho e espumante;

Para calcular a quantidade de bebidas, siga esta tabela:

Whisky - 1 garrafa de 750ml para 10 pessoas

Champagne/Prosecco -  Se for a única bebida 1 garrafa para 2 pessoas. Se tiver outras bebidas, 1 garrafa para 4 pessoas. 

Vinho Tinto - 1 garrafa para 6 pessoas. Se for servido apenas no jantar, calcule 1 garrafa para 10 pessoas

Cerveja - Se for a única bebida, 1 garrafa por pessoa. Se tiver outras bebidas, 1 garrafa para 4 pessoas

Água e Refrigerante - 400ml por pessoa

  





4) Confira se você tem todas as louças, copos, guardanapo e talheres para servir – você precisa ter no mínimo dois copos por pessoa. Sim, porque a pessoa que toma refrigerante, vai querer tomar suco em outro copo. Além disso, uma pessoa toma refrigerante e depois vai querer tomar vinho, bem, fique preparada para tudo. Se você não tem uns dois conjuntos completos de taças e copos, procure alugá-los em uma loja de materiais para festa.Não vá ficar pedindo emprestado... Coloque todos os copos taças e outras louças que for utilizar em um local de fácil acesso (em um aparador ou mesa). No decorrer da festa, seus convidados irão se servir sozinhos e deixar tudo num local adequado facilita as coisas.




5) Compre gelo – nem precisa comentar, não é?... Gelo é imprescindível. Por falar nisto, você tem um baldinho de gelo com pegador?
6) Seja prática – Uma recepção com serviço americano, no qual os convidados servem-se sozinhos, é uma boa escolha tanto para festas pequenas, quanto para grandes eventos. O finger food, ou seja, comidinhas para pegar com as mãos, é uma ótima opção. Um modo descontraído (e fashion) para eliminar a obrigatoriedade de usar pratos e talheres. Colocar bebidas em um coller ou em uma champanheira grande cheia de gelo é uma alternativa para deixar os seus convidados à vontade de se servirem e para evitar que você fique o tempo todo preocupada em encher os seus copos.

7) Organize a sua casa para o evento – Arrume a casa com capricho, coloque as colchas mais bonitas que tiver (família e amigas muito íntimas adoram entrar em todos os ambientes na primeira visita, para conhecer o novo lar). Decore a casa com velas e flores. Não precisa ser nada caro, mas um vaso de flor e umas velinhas fazer milagres na decoração e deixam o ambiente muito mais aconchegante! Confira os toiletes. Eles deverão ter papel higiênico novo (e outro de reserva em local fácil), sabonete e tolha de mão limpa. Como boa anfitriã que você é confira ou peça à sua auxiliar para conferir se os toiletes estão ok no decorrer da festa.





8) Escolha o repertório musical – Para uma reunião de família, música ambiente, tipo jazz ou mpb é o ideal. Separe com antecedência os CDs e monte a programação. Coloque a música para tocar um pouco antes dos convidados chegarem e entre num clima bom. Não deixe o som alto, lembre-se de que ele é um pano de fundo para as pessoas conversarem. Em uma reunião de casais de amigos, pode escolher um repertório mais animado, que tenha a cara do grupo.


9) Se necessário, contrate uma auxiliar de cozinha para a festa – Nada mais chato do que você ficar se descabelando em uma festinha, porque tem coisas no forno, precisa colocar outras, os copos sujos se empilhando... Dependendo da quantidade de pessoas que você for convidar, mesmo que seja uma reunião pequena, será muito importante ter uma pessoa. Você precisa se preocupar com a organização preliminar. Na hora da festa, é o momento de dar atenção aos seus convidados. Se você tiver feito o seu dever de casa antes, a partir da chegada do seu primeiro convidado será a hora de você relaxar, circular entre os convidados e curtir sua festa!
10) Se apronte – Nada de ficar se arrumando na última hora ou correr para o quarto quando o primeiro convidado chega e você ainda está com cara de bruxinha. Planejamento é a bola da vez. Deixe tudo pronto com antecedência e vá se arrumar pelo menos 40 minutos antes da hora marcada.



11) A festa começa quando chega o primeiro convidado – assim que ele chegar, é hora de servir o primeiro drink. Deixe-o bem a vontade, bem servido e converse com ele até que outros convidados cheguem.


 12) Deixe seus convidados entrosados – faz parte das tarefas da boa anfitriã observar como a festa está fluindo e se os convidados estão se divertindo. E determinado momento, é hora de trocar a música para dar uma levantada no ambiente. Exerça a sua sensibilidade e perceba se um casal ou um convidado sozinho estão isolados. Apresente-os a pessoas que tenham gostos parecidos. Faça tudo o que estiver ao seu alcance para enturmar os seus convivas.


Etiqueta à mesa:
  
Regras tradicionais de etiqueta ensinavam que o anfitrião ou a anfitriã deveria servir seus convidados, enchendo o prato que está na sua frente e, depois, passando-o para os convidados, de forma que cada um estivesse com seu prato cheio. No entanto, essa recomendação já está ultrapassada, sendo absolutamente desnecessário que a anfitrião sirva alguém, a não ser que seja uma pessoa idosa. Deixe que cada convidado sirva-se do que quiser da forma que quiser. O básico é que o dono da casa aguarde até que todos se serviam para então, servir-se.

Crédito:  Kathleen Macedo, Google Imagens



CONVERSATION

1 comentários inspirados!:

  1. Parabéns pela riqueza de detalhes e sugestões para receber em casa. Muito informativo.
    Paulo Bettanin

    ResponderExcluir

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top