Cuidando de seus convidados !!!

Presente em refeições formais, os sousplats (do francês: pratos de baixo) encontram-se dispostos na mesa, antes mesmo dos convidados ocuparem seus assentos. Devem ser distribuídos em cada lugar a ser ocupado.
Conhecidos desde o Século XIX, passaram a ser difundidos somente após o ano de 1990, a fim de evitar que o comensal deixasse respingar nas toalhas de mesa parte do que estivesse comendo, evitando o embaraço.

Na realidade, trata-se de um prato maior que o de refeição, medindo cerca de 35cm de diâmetro, colocado a 2,5cm da borda da mesa.

Os sousplats são encontrados em ampla variedade: prata; metal prateado; aço inox; cristal, porcelana, palha, madeira ou plástico. A escolha seguirá o tipo de refeição que se pretende, almoço ou jantar, e o grau de formalidade a ser definido no evento. Recomenda-se colocar uma malha de renda entre o prato (exceto nos modelos de palha; madeira ou plástico) e o sousplat, a fim de evitar-se o ruído produzido quando pratos são tocados ou substituidos.

A função primordial dos sousplats:
  • Determinar o lugar de cada convidado;
  • Ajudar a regra de ouro do serviço à mesa, que recomenda jamais deixar-se a toalha desguarnecida para o comensal;
  • Evitar que o prato deslize;
  • A cada prato usado, este deverá ser substituído por outro limpo.
  • Nunca é demais ressaltar que, antes de servir-se a sobremesa, os sousplats serão retirados da mesa.
Os sousplats são altamente decorativos, concedendo à mesa um toque de distinção e classe. Procure definir ossousplats mais adequados aos elementos que compõem a mesa. Tenha certeza de que os convidados vão reconhecer o detalhe que lhes foi oferecido na recepção...

Beijo, beijo...



CONVERSATION

0 comentários inspirados!:

Postar um comentário

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top