Para retirar manchas indesejáveis...

Dê adeus aquela idéia de que manchou está tudo acabado, tudo o que você precisa são itens como vinagre, talco e leite, que, embora não sejam específicos para higiene, cumprem muito bem esse papel...


Confiram esta dicas!



Vinagre
- Você pode usá-lo para eliminar o odor de mofo em armários colocando uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro dentro do móvel vazio e deixe pernoitar. 

- Para limpar janelas e espelhos, use três colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. 

- Para retirar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Depois aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente. 

- Uma solução de vinagre e água morna em partes iguais pode ser aplicada para limpar riscos de lápis e marcas nas paredes. 

- Para tirar manchas de tinta de caneta de roupas, lave com água morna, um pouco de vinagre e sabão e enxágüe em água quente.

- Misture em um balde aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco para limpar pisos de cerâmica. 

- Para clarear colarinho de camisas, basta adicionar vinagre e bicarbonato de sódio até formar uma pasta e esfregar essa mistura na peça uma hora antes de colocá-la na máquina de lavar.

- No banheiro, remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. 

- Para esfregar registros e peças de louça, use uma esponja macia embebida em uma solução meio a meio de água e vinagre. Se preciso, deixe toalhas de papel molhadas no vinagre cobrindo a área manchada por uma hora e depois limpe com uma esponja úmida.

- Despeje vinagre no vaso e deixe agir por 30 minutos, depois borrife bicarbonato de sódio em uma escova para limpeza de vasos e esfregue as áreas manchadas. 

- Para limpar os bocais do chuveiro, misture 1/2 xícara de vinagre e 1/4 de água em uma bacia ou balde. Remova o bocal do chuveiro e deixe-o na solução de vinagre por 15 minutos. Para bocais plásticos, deixe-os por 1 hora em uma mistura de 500 ml de vinagre e 500 ml de água quente. 

- Remova a sujeira dos boxes e paredes borrifando-os com vinagre e deixe secar, então borrife novamente para umedecer e limpe com uma esponja. Caso necessário, reaplique e deixe agir por algumas horas. 

- Borrife vinagre nas cortinas do box ou revestimentos uma ou duas vezes por semana para evitar que fiquem cobertas por camadas de sabonete ou mofo. Não precisa enxaguar.

- Para limpar o ralo da banheira, molhe uma toalha de papel com vinagre sem diluí-lo e coloque sobre o ralo. Deixe o papel secar, coloque algumas gotas de vinagre e esfregue com uma esponja. Uma vez por ano, despeje uma garrafa de vinagre em sua banheira e ligue-a para ajudar a evitar que os jatos sejam obstruídos por resíduos de sabonete.

- Borrife a mesma quantidade de água e vinagre branco sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente. Para amaciar suas roupas, adicione ½ copo de vinagre durante o enxágüe.

- Esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente. 

- Ainda na cozinha você pode usar o vinagre para deixar os copos de vidro brilhantes. Deixe-os de molho em uma bacia com água e gotas de vinagre branco e depois lave com detergente. 

- Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

Suco de limão- Para remover gordura das louças, você pode adicionar 1/4 de xícara (chá) de limão direto no frasco de detergente ou diluí-lo em água e aplicar sobre o vidro.

- Para limpar as tampinhas do fogão, esfregue suco de limão e sal de cozinha (que também pode ser substituído por bicarbonato de sódio) com uma esponja de aço.

- Para retirar manchas de ferrugem de tecidos, cubra a área manchada com sal e suco de limão por cima, coloque no sol por aproximadamente 20 minutos, depois coloque um pano branco sobre a roupa e passe o ferro quente. Assim que mancha sair, lave a roupa normalmente. 

- Esfregue suco de limão com uma palha de aço para tira ferrugem de objetos como talheres, grelhas e fogões.

- Para remover manchas de suco e molho de tomate, esfregue a mancha com limão, enxágüe e deixe secar. Se ainda houver vestígios, molhe a peça em uma solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente e uma colher de sopa de vinagre branco por 15 minutos. Enxágüe e lave.

- Quando lavar copos, adicione um pouco de suco de limão ou vinagre à água de enxágüe para dar brilho extra.

- O suco de limão pode substituir a água sanitária. Quando as roupas estiverem amareladas, coloque-as de molho em água com pedaços de limão. Elas ficarão cheirosas e sem aparência desbotada.

Bicarbonato de sódio- Para limpar o forno, passe com um pano uma solução de água quente com bicarbonato de sódio. 

- Para manter o brilho dos cromados, dê polimento com bicarbonato em um pano seco. 

- Uma xícara de sal, uma xícara de bicarbonato de sódio e uma chaleira de água fervendo são ótimas para desentupir ralos entupidos com gordura.

- Água misturada com bicarbonato de sódio e sabão é uma boa solução para a limpeza interna da geladeira. Outra dica é, quando descongelar a geladeira, passe glicerina nas chapas onduladas do congelador. Assim, o gelo irá soltar mais facilmente nas outras vezes em que descongelar sua geladeira.

- Você pode esfregar recipientes plásticos manchados com uma pasta de suco de limão e bicarbonato de sódio.

- Renove esponjas velhas encharcando-as durante a noite em uma solução de 4 colheres (de sopa) de bicarbonato de sódio para 1 xícara de água.

- Pias de aço inoxidável podem ser limpas com bicarbonato de sódio. Basta esfregar a superfície e depois enxaguar.

- Para soltar alimentos incrustados em panelas ou assadeiras, misture água quente e bicarbonato de sódio. Deixe descansar se preciso e, quando o alimento se soltar, esfregue com uma esponja.

Óleo de cozinha- Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela.

Creme de barbear- Manchas de vinho no tapete saem com um pouco de creme de barbear. Deixe alguns minutos e limpe com uma esponja umedecida.

Pasta de dente- Móveis manchados por líquidos devem ser limpos com um pano umedecido e um pouco de pasta de dente branca, depois, dê um polimento normal. 

- Pasta de dentes branca pode ser usada também para polir objetos de prata.

- Remova as marcas de arranhão em superfícies de metal esfregando pasta de dentes com um pano limpo.

Talco- Para remover manchas de gordura de tecidos, coloque talco sobre a área atingida e espere três horas. Depois, ponha a peça entre duas folhas de papel de seda e passe o ferro bem quente por cima. Em seguida, é só lavar normalmente.

Gelo- Serve para retirar manchas de café e chiclete grudado em tecido. 

- É bom também para retirar parafina de vela de toalhas. Depois de passá-lo e o produto endurecer, retire o excesso. Coloque a mancha entre duas folhas de papel absorvente e passe o ferro quente por cima.

Nabo- Tira mancha de molho shoyu de tecidos.

Leite- Bom para remover marcas de esferográficas. Basta esfregá-lo no tecido manchado.

Sal- Ideal para lustrar panelas, basta colocar um punhado de sal na bucha.

- Coloque os tecidos manchados de sangue de molho em água fria com sal.



Manchou??? 
Com essa carinha, vai me dizer que você não vai perdoar???

Beijocas e inspire-se...

Fonte- Delas/Ig

CONVERSATION

2 comentários inspirados!:

  1. Menina...quanta dica boa! E não é que tava procurando um jeito de tirar uma mancha na minha blusa branca?!
    Vou até salvar nos meus favoritos para futuras consultas.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga!!!
    Vim te perguntar se você já tá participando do
    SORTEIO de uma ALMOFADA DA ALUADA lá no BlogArte??
    Se não tá, bora lá participar!!!!
    Beijins,
    Andrea

    ResponderExcluir

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top