Faz algum tempo que não tiro essa estampa da cabeça. Não sabia o nome (salva pela insistência provençal na internet!) mas a estampa é inconfundível: a toile de jouy mostra quase sempre cenas campestres (pode ser floral também), repetidamente, sempre com fundo branco ou off white as cores originais eram púrpura, lilás, vermelho, violeta, café e preto.
desenhos em vermelho escuro, azul ou preto. Mas existem também em marrom, verde e magenta, embora sejam mais raros.
A Toile de Jouy significa “roupa de Jouy” e é de origem francesa (of course!), da cidade de Jouy-en-Josas (daí o nome) e apareceu no final de 1700. Navegantes portugueses trouxeram da Índia para a Europa tecidos em algodão pintados em cores fortes que se tornaram febre na sociedade abastada da época. Esta mania deu forte impulso para a fabricação destes tecidos na França. Era muito usada pelos decoradores mas nos anos 2000 ficou bem popular. Provavelmente você já viu muito dessa estampa por aí. Ah! Pode apostar: na mistura com listras, nos mesmo tons ou florais, fica lindo!
Gosto do ar antigo que ela remete, lembra a infância. Mais uma mostra de que clássico é sempre clássico, e chique.
Fonte: Fashion Gazette, JB On Line,
Oi Dy, muito obrigada!
ResponderExcluirEstou sempre passando por aqui e tirando idéias.
Essas estampas me trouxeram doces lembranças...tempo de criança, passava as férias escolares na chácara de minha tia e ela tinha almofadas c/ essas estampas.
Ooo tempo bom que não volta mais.
Super abraço!
Oi Dy querida, acabei de dar uma viajada pelo seu blog...amooooo!!!
ResponderExcluirAdorei o presente que você ganhou da Ká, super fofo!
Temos que brincar mais!
Beijocas!
http://myblogsaborear.blogspot.com/