Quadros... detalhe que faz a diferença!

 A colocação de um quadro, ou mais quadros, deve obedecer a algumas regras básicas para que o ambiente adquira equilíbrio e personalidade. Paredes nuas, sem quadros, são frias e impessoais.


Fatores como o tipo da obra, seu formato ou tamanho ou estilo, são que definirão sua colocação e distribuição harmoniosa, evitando sua concentração em uma só parede. Para observar o resultado de uma composição, antes de sua fixação, faça recortes de papel no mesmo tamanho e formato dos quadros, cole-os com fita crepe no local imaginado e assim você terá uma idéia do resultado final.


DICAS

Quadros de tamanhos variados, mas de formas similares, devem ser alinhados compondo quadros, retângulos ou triângulos imaginários.



Um quadro grande e dois pequenos podem ser dispostos de modo que os menores acompanhem o formato do maior.

Os quadros não devem ser fixado nem muito alto ou ainda muito afastado uns dos outros.


Composições horizontais tornam o ambiente mais alto visualmente, composições verticais acentuam a largura do espaço.


Paredes de cor neutra permitem a colocação de um maior número de quadros.

Paredes mais escuras proporcionam maior destaque aos quadros de cores claras.

Para paredes revestidas de tecido ou papel de padrões marcantes, aconselha-se o uso de molduras ou passe-partout evidenciando a obra.

Em uma composição de vários trabalhos é importante centralizar os quadros que possuam cores mais fortes.

Quadros com grande número de detalhes deve ser exposto em paredes que favoreçam a visão de perto. Para determinar a altura máxima para a colocação de um quadro, torne por base o batente superior da porta.


A altura mínima é determinada pelo sofá, poltrona ou mesa.





Gravura e/ou Desenhos dos quadros


Composição clássica: quadros centralizados na parede com base em uma linha imáginaria.


Quadros alinhados com base e uma linha horizontal inferior. Podemos proceder o alinhamento de forma inversa usando uma linha imaginária superior; em ambos os casos os quadros menores devem ser colocados nas laterais.


As duas composições acima usam a linha imaginária vertical. Os quadros maiores ficam nas extremidades, com o espaço central reservado para os menores, sempre buscando o equilíbrio das formas.

 Nesta composição os quadros são colocados acima de uma linha imaginaria.


Quadros alinhados por objetos que fazem parte parte do ambiente, podem ser centralizados pela largura do objeto, ou ainda alinhados pela extremidade esquerda ou direita do móvel.



ILUMINAÇÃO

Dispor os quadros em uma parede é sem duvida um trabalho muito cuidadoso e harmonioso, mas a iluminação também o é. Quadros bem colocados e mal iluminados nos passam uma sensação de abandono e desarrumação.

Existem tipos específicos de lâmpadas e luminárias para a iluminação de quadros isolados ou conjuntos. Outro fator importante é o vidro, e caso seja utilizado, deve ser anti-reflexo.


TIPOS DE LUMINÁRIAS


Projetores:
Os quadros podem ser iluminados de baixo para cima pois existem luminárias próprias para este efeito. Elas difundem a luz de maneira regular para o alto e sobre os lados. Podemos dispor de varias para iluminar o alto das paredes ou galerias.

Spots:
Eles podem ser regulados para produzir uma iluminação direta ou indireta sobre a obra. Alguns se movem sobre trilhos, outros são fixos no teto, parede ou até mesmo no chão. Os spots podem ser utilizados isoladamente ou agrupados.



Luminárias Tubulares:
As luminárias de tubos fluorescentes são indicadas para a iluminação de conjuntos de obras onde só uma fonte de luz se impõe. Os tubos são perfeitos para canalizar a iluminação para as molduras.

Apliques:
Existe uma grande variedade de apliques disponíveis permitindo a combinação dele com o estilo da obra e sua moldura. O aplique muitas vezes não proporciona a forma ideal para se obter uma composição perfeita.

Inspirem-se...
Beijos!!!

CONVERSATION

7 comentários inspirados!:

  1. Oiee!!
    Que chique o seu blog..adorei..seja bem vinda!!
    Vou te seguir com ctz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. oiii. obrigada pelos comentários no meu blog. Tua página está linda!
    Não sei muito bem como funciona esta coisa de selos mas meu e-mail é karin.christ@gmail.com

    beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Dy, brigadão pelo selinho, adorei o e-mail, e desculpe mesmo pela falata de atenção contigo, isso não é da minha personalidade :) Te mandei respota do e-mail, e postei o selinho no blog com o mesmo texto que te mandei no e-mail, adorei as ideias aqui do blog e já estou te seguindo, beijinhos da Lu.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, desculpa a demora em responder, mas andei meio na conchinha esses dias... meu email é adrifmello@hotmail.com! Vou adorar receber o selinho! Amei a parede listrada! QUe chiquérrimo! E a estante com o sofá e a poltrona brancos... que lindo! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas idéias são bem práticas. Gostaria de saber que tipo de papel de parede posso colocar em uma sala atrás de uma tvLCD 42pol. A parede e branca como toda a sala. agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  6. Lindo o seu blog adorei! Gostaria de ter idéias de papel de parede para sala e quarto casal. um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Justo o que eu procurava sobre papel de parede para sala

    ResponderExcluir

O Blog se inspira nos seus comentários, continue nos escrevendo... Obrigada!

Inspire e Decore

Inspire e Decore
Inspire-se todos os dias.. Ouse, faça, perceba os detalhes!
Back
to top